Histórico RCC - Diocese do Funchal



O Renovamento Carismático Católico chegou ao Funchal em 1983 pelo Pe. João de Jesus, pároco da Assomada, depois de ter participado no mês de Agosto numa Assembleia da Pneumavita em Fátima. Depois de algumas experiências e vivências por diversas pessoas e grupos, o RCC tem a sua aprovação eclesiástica a 29 de janeiro de 1994, por D. Teodoro de Faria e sendo nomeado assistente diocesano o Cónego Manuel Tomé Teixeira Velosa (entretanto falecido), que também abraçava o Renovamento depois de ter participado num retiro carismático para sacerdotes no México.

A 08 de Setembro de 1995 é nomeada por D. Teodoro de Faria, a primeira Equipa de Serviço Diocesana para o RCC na Diocese do Funchal.
Esta graça do Espírito cresce nas paróquias da Diocese do Funchal, existindo atualmente Grupos de Oração do RCC, em 18 Paróquias, e alguns em formação.

A 08 de Dezembro de 2007 é nomeado por D. António José Cavaco Carrilho, novo Assistente Diocesano para o RCC, Pe. Manuel Gonçalves dos Ramos. E a 28 de Janeiro de 2009, é também nomeada e homologada por D. António Carrilho nova Equipa de Serviço Diocesana, por um período de três anos.