quarta-feira, 10 de abril de 2013

O Espírito Santo vivifica a nossa Fé


Artigo de: María José C. de Ortiz

“Fé, esperança e caridade são virtudes teologais “infundidas por Deus nas almas dos fiéis para serem capazes de agir como seus filhos...São o penhor da presença e da ação do Espírito Santo nas faculdades do ser humano.” (CIC № 1813) Fé é, portanto, um presente. É uma obra do Espírito Santo em nós se nos abrirmos à Sua graça.
A fé, que é “o fundamento da esperança, é uma certeza a respeito do que não se vê” (HB 11:1), é necessária para a salvação: “quem crer e for bati­zado será salvo, mas quem não crer será condenado” (Mc 16:16). Além disso, Paulo nos diz que “o justo viverá pela fé” (Rom 01:17) e a Igreja em seu Magis­tério expressa que “a fé é o princípio da salvação do homem, o fundamento e raiz de toda justificação” (Concílio de Trento, c. VIII).
No entanto, podemos ver no homem contempo­râneo um arrefecimento da fé, um distanciamento de Deus e do seu amor. Isto pode ser visto no mate­rialismo vigente e na organização de muitas socie­dades, cujos parlamentos aprovam leis contrárias ao que Deus nos pede nas Escrituras. Um exemplo é a legalização do aborto. O Ano da Fé, proclamado pelo Papa Bento XVI em sua Carta Apostólica Porta Fidei é crucial em nosso tempo.
Hoje, como no passado, as palavras de Paulo ressoam fortemente em todos nós que formamos a Igreja: “Ai de mim se eu não anunciar o Evangelho” (1Co 9.16). «Logo, a fé provém da pregação e a pregação se exerce em razão da palavra de Cristo” (Rom 10,17). Pela fé cremos e recebemos com alegria a Cristo e sua Boa Nova e O anunciamos sem medo, porque fé é crer com o coração e é proclamá-la com os lábios (cf. Rm 10.10).
Chegamos à fé através da obra poderosa do Espírito Santo agindo em nós e através de nós. Ele opera em nós imergin­do-nos Nele e batizando-nos com seu fogo, santificando-nos, e dando-nos a conhecer que Jesus Cristo é o Senhor e está vivo, que Deus é amor e que nos ama. O Espírito Santo opera em nós fazendo-nos compreender as Escrituras (cf. Jo 14:26, Jo 16:13). Opera em nós através da oração, intercedendo por nós à maneira de Deus (cf. Rom 8:26–27). Ele age em nós na Eucaristia, que torna presente o corpo e o sangue de Cristo e que nos dá a certeza de que é verdadeiramente o corpo do Senhor.
O Espírito Santo opera através de nós, tornando-nos embaixadores de Cristo e proclamando sua palavra a todas as partes e Nações (cf. Atos 1:8). Como nos Apóstolos depois do Pentecostes, o Espírito Santo continua impulsionando os discípulos de Cristo a proclamar que Jesus é o Senhor! (cf. 1 Cor 12:3) porque Jesus ressuscitou e está vivo! Ele nos dá uma vida abundante (cf. Jo 10:10) que o mundo, longe de Deus, não conhece. Como diz o Catecismo da Igreja Católica, “o discípulo de Cristo não deve apenas guardar a fé e nela viver, mas também processá-la, testemunhá-la com firmeza e difundi-la” (CIC № 1816). Além disso, ela também nos faz ver que em Jesus está a vida.
A fé nos abre a todas as riquezas de Deus. É o sal que dá sabor à vida. “Cresce crendo e cresce quando se vive como experiência do amor que se recebe e que comunica.” (cf. Porta Fidei).
Jesus trouxe a salvação, a vida em abundância, a vida eterna a todo o homem e toda a mulher que entrega a sua vida a Deus e que aceita nascer do alto (cf. João 3:3). Isso acontece quando acreditamos, quando nos abrimos à fé plantada e nutrida pelo Espírito Santo.

In INFORMATIVO DO ICCRS, 
Volume XXXIX, Número 1, Janeiro – Fevereiro 2013

Sem comentários:

Enviar um comentário